terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Fico com cara de jegue quando me perguntam coisas da Bíblia e eu não sei responder"

Oi, gente!



Vocês já se sentiram "culpados" por não saberem citar a Bíblia? Por não saberem de cor onde encontraremos "esse trecho ou aquele"? Por não conseguirem compreender logo de cara DO QUE SE TRATA "Levitas", "Números", "Juízes"...? Já? Tenho certeza que sim. A sensação é mais ou menos essa aqui: "Fico com cara de jegue quando me perguntam coisas da Bíblia e eu não sei responder"
A princípio, este Blog foi criado com o intuito de "clarear" nossos pensamentos, de nos dar alguma direção, de ter uma linha de pensamento. Mas eu realmente não sei se o que eu escrevo aqui ou se o meu entendimento sobre os trechos Bíblicos que cito aqui vez ou outra são os corretos. Eu realmente não sei, mas acho meio estranho alguém dizer "você está pensando errado". Da mesma forma, tenho certeza que muitos de vocês lêem as postagens do Blog e podem não concordar com tudo, não é verdade?Alguns de vocês tem mais experiência que eu na vida Cristã. Eu ainda estou começando e tudo o que eu posto aqui tem relevância para mim.

Mas o fato é que ontem à noite eu estava conversando com uma amiga muito querida que dizia estar sentindo a mesma coisa que eu. Por vezes não entendia o que havia lido, por vezes achou que tinha interpretado mal a mensagem e sente-se completamente desconfortável quando vai à Igreja que começou a frequentar porque todos esperam que ela adote imediatamente atitudes que ela ainda não "sente". Dá pra entender? "Nossa!", eu falei. Me identifiquei imediatamente com aquilo tudo!

Mês passado eu comecei a ler a Bíblia (toda a Bíblia), em vez de simplesmente abrir a Bíblia em uma página e começar a meditar sobre a mensagem. Por quê fiz isso? Por que acho importante entender o contexto histórico (incluo aí pesquisar sobre época, duração, povo...),acho importante saber as circunstâncias, acho importante saber dos fatos principais que compuseram cada livro, acho importante...entender. Da mesma forma que eu não pego um livro de...sei lá, de Suspense e abro no meio e começo a ler aleatoriamente, oras! Preciso ler do início para saber que casa acontecimento gera outro, dá pra entender? Pois é.
Mas sinto que as pessoas esperam muito de mim! Sinto que o simples fato de eu ter resolvido ler e entender a Bíblia, exige que eu saia gritando "Glória a Deus, uhuuulll!!!" pelas ruas. Mas eu sempre tive um modo muito particular de fazer minhas orações. Sempre fico em silêncio, pois incrível que pareça, é como eu consigo me ouvir! É como se o mundo esperasse que nós criássemos asas e saíssemos por aí tocando Harpinha...rsrsrsrsr!!!

Bem, sabem como eu consegui nos tranquilizar (eu e minha amiga)? Ambas fazemos cursos na Área da Saúde. Eu lembro, por exemplo, que quando eu tive Neurofisiologia e precisava entender coisas como "reflexo de estiramento e reflexo de retirada", "membrana pré-sináptica", eu olhava para aquilo e ficava me sentindo uma jumenta! Eu não entendia NADA! Tipo nada mesmo. Mas eu me forçava a entender. Abria o Guyton (#oremos...) abria o Ângelo Machado (#oremos...) e lia e relia os textos até que aquilo começava a fazer sentido pra mim. Daí eu resumia todos aqueles acontecimentos em 10 tópicos principais. E hoje você pode me perguntar o que é um reflexo de estiramento, o que é um reflexo de retirada, como ele ocorre, quem são os neurotransmissores, e eu saberei a resposta. Sabem por quê? Por que depois de muito estudo, isso se tornou natural pra mim.

Da mesma forma é a Bíblia. Eu (e todos que estão começando o estudo) preciso me acostumar com aquilo. Aquilo nunca fez parte da minha vida, bem como a Neurofisiologia, entenderam? Por isso, acho que não precisamos nos sentir culpados por não saber (ainda) determinadas coisas. Eu continuo com minha leitura (Hoje começo a ler Rute), faço minhas anotações, faço meus questionamentos, grifo (é pecado riscar a Bíblia...rsrsrs?)o que acho importante, pesquiso no Google (te amo, seu lindo!) algumas coisas para entender e tento olhar no mapa que vem na Bíblia. É isso que eu posso fazer no momento. E oro! Oro como sempre orei, sem fazer nada demais, por que se eu fizer algo fora do meu padrão, isso não será natural para mim. O meu natural, neste momento, é agradecer a Deus e tentar entender as verdades, e por isso busco orientação!

Então é isso! Vamos com calma e sem forçar a barra. Ninguém nasce sabendo e ninguém (mesmo) aprende tudo de um dia pro outro. Todo aprendizado requer estudos, não é mesmo??

Beijão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário